O Islam Convoca para o Amor e a Amizade

Louvado seja Allah. Nós Lhe agradecemos e buscamos a Sua ajuda e diretriz. Buscamos refugio junto a Ele quanto aos malefícios das nossas almas e as maldades das nossas ações.Aquele a quem Allah encaminhar, ninguém o pode desviar, e quanto aquele a quem desviar, ninguém pode pô-lo no caminho certo. Presto testemunho de que não há divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Presto testemunho de que Muhammad é o Seu servo e mensageiro, que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como aos seus familiares, seus companheiros e seus seguidores, amem.

O Islam convoca sempre para a limpeza da alma e o amor mutuo entre as pessoas. Dessa forma, elas conseguem se unificar. O primeiro grau de amor é o amor a Allah Ta´ala. Ele descreve os crentes como aqueles cuja maior preocupação é amar a Allah: "Os crentes só amam fervorosamente a Allah." (2: 165)

O amor absoluto é mais forte que a riqueza, a gloria, os filhos, o mundo com tudo o que possui, porque Allah Ta´ala, é o Dono de todas essas dádivas. O sinal do amor a Allah é seguir o Rassulullah. Isso é esclarecido pelas palavras de Allah Ta´ala: "Dize: Se verdadeiramente amais a Allah, segui-me; Allah vos amará e perdoará as vossas faltas." (3: 31)

O amor a Allah não se restringe à língua. Deve ser acompanhado com o seguimento de Rassulullah. Ibn Kassir(R)disse: "Esse versículo condena todo aquele que alega amar a Allah, mas não segue os ensinamentos do Muhammad."

O Profeta disse: "Quem praticar um ato que não esteja de acordo com os nosso ensinamentos, será rejeitado". O segundo grau do amor é o amor ao Rassulullah, porque ele é a nossa honra, nossa gloria, nosso exemplo e quem merece a nossa consideração. Ele passou toda a sua vida orientando as pessoas.

O amar o Rassulullah faz parte da fé. Ele disse: "Só será verdadeiramente crente quem me amar mais do que a si próprio, a seus bens, a seus filhos e a todas as outras pessoas". Como podemos alcançar isso? Através da boa palavra. Allah Ta´ala ordenou ao Profeta, dizendo: "E dize aos Meus servos que digam sempre o melhor." (17: 53) E disse: "Falai ao próximo com benevolência." (2: 83)

Essas palavras foram dirigidas aos Judeus, que foram ordenados a falarem com benevolências às pessoas. O melhor que se diz na face da terra é aquilo que aproxima as pessoas de Allah Ta´ala. Por isso Ele disse: "E quem é mais eloqüente do que quem convoca(os demais) a Allah, pratica o bem e diz: Certamente sou um dos muçulmanos?" (41: 33)

Os exegetas disseram que se trata da convocação para a religião de Allah Ta´ala. Dentre os meios que levam a esse amor, é o perdão e a generosidade, duas características do honorável Profeta. O al-Qur´an diz: "Que reprimem a cólera;que perdoam o próximo." (3: 134)

 O reprimir a cólera, sozinho, não é suficiente. O individuo pode reprimir a cólera, mas conserva o ódio no peito. Allah, porém, disse depois: "que perdoam o próximo". Então, a generosidade não está na distribuição de riqueza, mas no perdão aos que erram, e que são também benevolentes. Isso é classificado como o mais ato grau de benevolência. Allah Ta´ala, disse ao Seu Profeta: Perdoa os generosamente." (15:85)

Um dos métodos que gera o amor é espalhar a paz. O Rassulullah disse: "Por Aquele em cujas Mãos está a minha alma, não entrareis no Paraíso se não tiverdes fé antes de vos amardes mutuamente. Quereis que vos indique algo que, se o fizerdes, amareis uns aos outros? espalhai a paz entre vós." (Muslim)

E disse: "Montar-se-ão, para uma certa comunidade dentre as pessoas, cadeiras ao redor do Trono, no Dia da Ressurreição. Seus rostos serão tão brilhantes quanto à lua cheia. Os indivíduos terão medo, e eles não terão. Serão os preferidos de Allah, não serão presas do temor nem se entristecerão. Será perguntado: Quem são esses, ó Rassulullah?" Ele responderá: "São os que se amam por Allah Ta´ala". O amor entre as pessoas é sinal de fé.

O Rassulullah disse: "Há três qualidades; e quem as tiver, testará o sabor da fé: a primeira é a de quem ama a Allah e Seu mensageiro acima de tudo; a segunda é a de quem ama os outros por amor a Allah; e a terceira é a daquele que abomina retornar à incredulidade, depois de Allah tê-lo resgatado dela, pois ele abomina ser arrojado no Inferno."

Portanto, devemos nos amar mutuamente, para que sejamos salvos, no Dia da Ressurreição, e estarmos dentre os indivíduos que estarão à sombra de Allah, quando não haverá outra sombra além d´Ele, duas dos quais são os que se amam por amor a Allah; eles se juntam para aprazerem a Ele e se separam para aprazê-Lo. Servos de Allah, temei a Ele, pois o Profeta disse:

"A pessoa arrependida é amada por Deus, e quem se arrepende de um pecado é como se não o tivesse cometido."