O Louvor é para Allah, O Louvamos, pedimos Sua ajuda e imploramos Seu perdão, e nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre o Profeta Muhammad e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo final. Amin!

O Nome de Allah Al Wali (o Protetor)

Na aula de hoje falaremos de um nome de Allah SWT que nos trará tranqüilidade, força e conforto aos nossos corações. O nome que falaremos é o nome de Allah SWT al Wali (o Protetor).

Antes de nós começarmos a falar desse nome de Allah SWT gostaria que vocês imaginassem um exército extenso com diversos combatentes. Esse exército tem um líder forte e poderoso que observa esse exército em cada detalhe para escolher dentre eles alguns dentre os mais destacados para serem favorecidos com a sua proteção e seus cuidados. Imaginaram a cena? Pois saibam que nós somos como esses combatentes e Allah SWT é o maior dos Líderes, é al Wali (o Protetor) que escolhe dentre Seus servos aqueles que serão Seus protegidos. Mas quem são os protegidos pelo al Wali SWT? Disse Allah SWT no Quran:

“Allah é o Protetor dos fiéis” (2:257)

O que quer dizer Wali (Protetor)? Al Wali é Aquele que protege, ajuda, auxilia, defende, socorre, apóia, cuida, favorece, preserva de todo o mal, a quem Ele escolhe dentre seus servos.

Disse Allah SWT:
“Allah é o Protetor dos fiéis; é Quem os retira das trevas e os transportam para a luz; ao contrário, os incrédulos, cujos protetores são os sedutores, para que os arrastam da luz, levando-os para as trevas, serão condenados ao inferno onde permanecerão eternamente.” 2:257

Subhan Allah, luz nessa vida, luz no túmulo, luz no dia do juízo, luz na ponte, a luz de Allah swt.

E disse:
“Em verdade, Allah defende os fiéis, porque Allah não aprecia nenhum pérfido e ingrato.”22:38

E disse também:
“Allah é o Protetor dos tementes” 45:19

Allah SWT Al Wali em vários capitulos do Quran nos ensina e nos exorta a não tomarmos ninguém por protetor além Dele, e quem melhor do que Allah por Protetor? Disse Allah SWT:

“Segui o que vos foi revelado por vosso Senhor e não sigais outros protetores em lugar d’Ele. Quão pouco meditais!” 7:03
“Dize: Tomareis por protetor outro que não seja Allah, Criador dos céus e da terra, sendo que é Ele Quem vos sustenta, sem ter necessidade de ser sustentado? Dize ainda: Foi-me ordenado ser o primeiro a abraçar o Islam; portanto, não sejais dos idólatras.” 6:14

E disse:
“Dize: jamais nos ocorrerá o que Allah não nos tiver predestinado! Ele é nosso Protetor. Que os fiéis se encomendem a Allah !” 9:51

E disse:
“O exemplo daqueles que adotam protetores, em vez de Allah , é igual ao da aranha, que constrói a sua própria casa. Por certo que a mais fraca das casas é a teia de aranha. Se o soubessem!” 29:41

E disse também:
“E (lembra-te) de quando dissemos aos anjos: Prostrai-vos ante Adão! Prostraram-se todos, menos Lúcifer, que era um dos gênios, e que se rebelou contra a ordem do seu Senhor. Tomá-los-íeis, pois, juntamente com a sua prole, por protetores, em vez de Mim, apesar de serem vossos inimigos? Que péssima troca a dos iníquos!” 18:50

Irmãos, todos esses versículos vem nos mostrar que jamais devemos tomar por protetor alguém além de Allah SWT. Quantas pessoas vemos tomarem por seus protetores imagens, amuletos (inclusive alguma corrente ou colar que tenha versiculos do Alcorão e que a pessoa creia que essa corrente irá protegê-la se considera um amuleto, e se considera tomar outro além de Allah por protetor), estátuas, humanos, gênios, anjos, auzho billah, essas pessoas tomam por protetores aqueles que não podem nem beneficiá-los nem prejudicá-los, ao invés de Al Wali SWT. Disse Allah SWT:

“E se lhes perguntares quem criou os céus e a terra, seguramente te responderão: Allah ! Dize-lhes: Tereis reparado nos que invocais, em vez de Allah ? Se Allah quisesse prejudicar-me, poderiam, acaso, impedi-Lo? Ou então, se Ele quisesse favorecer-me com alguma graça, poderiam eles privar-me dela? Dize-lhes (mais): Allah me basta! A Ele se encomendam aqueles que estão confiantes.” 39:38

“Aqueles que invocais além d’Ele não podem socorrer-vos, nem socorrer a si mesmos.” 7:197

“O exemplo daqueles que adotam protetores, em vez de Allah , é igual ao da aranha,que constrói a sua própria casa. Por certo que a mais fraca das casas é a teia de aranha. Se o soubessem!” 29:41

E conforme um hadiss do Profeta narrado por Ibn Abbas que encontrava-se atrás do Profeta, quando este se virou e lhe disse:

“Oh Jovem, ensinar-te-ei algumas palavras: Recorda a Allah e Ele te guardará. Recorda a Allah, e O encontrarás sempre junto a ti. E implorares por algo, implora a Allah. E se necessitares de ajuda, recorra a Allah. E tem certeza de que ainda que se reuna todo o povo para beneficiar-te em algo, não o farão, a não ser aquilo que Allah houver disposto para ti. E se se reunirem para prejudicar-te em algo, não o farão,a não ser aquilo que Allah houver determinado sobre ti. Assim, as penas (das canetas) ficam retiradas e as folhas (dos livros do destino) secas.” (Tirmizhi)

Bom, mas quem são os Protegidos de Allah, os amados de Allah? Vejamos alguns exemplos:

Vejamos o Profeta Muhammad: Quantas vezes Allah SWT o salvou de seus inimigos? Quantas vezes ajudou-o nas situações difíceis que ele passou? Isso porque ele era um dos protegidos de Allah SWT. Por isso Allah SWT disse:

“Acaso não te encontrou órfão e te amparou?”

Por ex. no final da batalha de Uhud quando Abu Sufian quis iniciar uma batalha verbal disse: “Nós temos al Uzza (nome de um dos deuses adorados pelos árabes pagãos, e que significa exaltação) e vocês não tem al Uzza” Então o Profeta ordenou os muçulmanos dizeres: “Allah é nosso Protetor e vocês não tem nenhum Protetor”. Abu sufian que acreditava que o Profeta havia morrido, após ouvir essas palavras imediatamente testemunhou que ele estava vivo porque ninguém além de um protegido de Allah poderia dizer essas palavras.

E quando Allah SWT disse no Quran para o Profeta dizer:

“Meu protetor é Allah , que (me) revelou o Livro, e é Ele Quem ampara os virtuosos.” 7:196

Vejamos o Profeta Yussuf (José) As que desde pequeno Allah SWT tornou-se seu Protetor e Tutor, e no final de sua vida, Yussuf AS disse:
“Ó Senhor meu, já me agraciastes com a soberania e me ensinastes a interpretação das histórias! Ó Criador dos céus e da terra, Tu és o meu Protetor neste mundo e no outro. Faze com que eu morra muçulmano, e junta-me aos virtuosos!” 12:101

Vejamos o profeta Abraão que quando seu povo queria jogá-lo no fogo veio o anjo Gabriel perguntando-lhe se ele precisava de algo. Então Abraão respondeu: “de ti não, mas de Allah sim, basta-me Allah que excelente Guardião” Então Allah SWT ordenou: “Oh fogo se frescor e paz sobre Abraão” (21:69)

Bom, mas agora vem uma pergunta: Somente os Profetas são protegidos por Allah? Não, qualquer pessoa pode ser um protegido de Allah SWT desde que preencha algumas condições que veremos. Vejamos alguns exemplos:

Sufain era um dos escravos libertos pelo Profeta Muhammad e que havia se perdido do exército muçulmano e foi pego pelo exército romano e ficou como prisioneiro. Quando conseguiu fugir da prisão, começou a tentar achar o exército muçulmano, mas nisso topou com um leão. Então Sufain disse: “Oh Leão eu sou um escravo liberto do Mensageiro de Allah, e me aconteceu isso e aquilo” Então o leão começou a caminhar movendo sua cola junto com Sufain e cada vez que ouvia um barulho estranho o leão ia investigar o que era para proteger Sufain, até que conduziu Sufain até o exército muçulmano e retornou. Subhan Allah.

Khubaib ibn Adi ficou como prisioneiro em Makkah pelos idólatras, e quando os idólatras iam vê-lo estava comendo uvas, quando não havia nenhuma uva em toda Makkah.

Um Aiman partiu para emigrar a Madina sem comida nem bebida. Ela estava em jejum e quando chegou na hora de quebrar o jejum ela escutou um som acima de sua cabeça, olhou para cima e encontrou um cubo de água suspendido no ar. Pegou e bebeu dele até acalmar sua sede, e nunca mais sentiu sede em toda sua vida.

Omar ibn Khatab na época de seu califado havia mandado um exército e designou um homem chamado Sariah como líder. Omar estava em Madina em meio a um discurso quando de repente começou a gritar: “ Oh Sariah a montanha”. Mais tarde foi enviado um mensageiro do exército até Omar que lhe disse: “Oh líder dos crentes, nós estavamos enfrentando o inimigo e eles estavam nos derrotando, então de repente ouvimos uma voz dizendo: “Oh Sariah a montanha” então fomos até a montanha , e Allah derrotou o exército inimigo!”.

Certa vez o Profeta disse aos sahaba(companheiros do Profeta): “Se um homem do Iêmen chamado Oais al Qurany vier até voces não deixem de pedir a ele que faça súplicas por vocês, pois ele é um homem que é benevolente com sua mãe”. Omar sempre procurava por esse homem dentre as pessoas do Iêmen que vinham para a peregrinação. Subhan Allah, um homem comum que por sua virtude o Profeta disse aos seus sahaba que são considerados as melhores pessoas da humanidade depois dos profetas que procurassem esse homem simples para pedir que ele suplique por eles.

Para uma pessoa ser considerada um protegido de Allah é necessário que ocorra “milagres” através dele? Não, mas muitas vezes esses milagres vem como uma honra ao protegido de Allah, devido a sua religiosidade, fé, devoção, obediência a Allah, mas não é uma condição determinante. Outra coisa importante é que nem todo mundo que aparece fazendo um suposto milagre é um protegido de Allah, mas muitas vezes esses milagres são de origem do shaytan (que a maldição de Allah recaia sobre ele). Às vezes pode que uma pessoa voe pelos ares, ou ande sobre o mar e isso não passe de armadilhas do shaytan. Então sempre que uma pessoa faça algo sobrenatural através da incredulidade, desobediência a Allah, imoralidade, é um feito diabólico. Lembrem-se que o Dajjal fará diversos milagres, mas não passará de feitos diabólicos, pois ele é uma das piores criaturas. Por isso disse o Imam Shafiì: “Se vocês virem um homem voando nos ares ou andando sobre a água, não creiam nele até analisar sua conformidade com o Quran e a Sunnah”.

Irmãos, isso é muito importante nós entendermos, porque hoje em dia infelizmente muita gente, inclusive muçulmanos, tem caído nas histórias de impostores que dizem saber do futuro, fazer milagres,etc, fazendo as pessoas transgredirem o monoteísmo e caírem na incredulidade. Aqui gostaria de fazer um parênteses para falar a respeito dos horóscopos que hoje é tão comum vermos nas revistas e jornais como algo inofensivo. Atenção irmãos! Isso é incredulidade, é haram crermos nisso, é haram recorrermos a isso. O profeta disse que quem consulta um astrólogo, ou algo do gênero, só pelo fato de ter ido até ele consultá-lo (independentemente de ouvir a resposta dele ou não) por 40 dias sua oração torna-se inválida. E se acreditar no que ele disse se torna um incrédulo. Por isso irmãos, muito cuidado com essas coisas, não se aproximem desse tipo de coisa, preservem e cuidem de vossa fé, pois quem tem al Wali SWT não precisa de ninguém além Dele.

Bom, vejamos agora então como alcançar o nível de protegido de Allah SWT, todos nós queremos esse privilégio, então no que devemos nos esforçar para sermos escolhidos por Allah como Seus protegidos:

Disse Allah SWT:

“Não é, acaso, certo que os diletos de Allah jamais serão presas do temor, nem se atribularão?” 10:62

Quem sao eles? “Estes são os fiéis e são tementes.” 10:63

Então a primeira coisa que devemos ter se quisermos ser dos protegidos de Allah SWT depois da fé correta, é a Taqwa (temor a Allah). Disse Allah SWT:

“Ó fiéis, temei a Allah , tal como deve ser temido, e não morrais, senão como muçulmanos.” 3:102

O conceito de taqi (temente) seria: “a pessoa estar onde Allah o ordenou estar e não estar onde Allah o proibiu de estar”. Por ex. Allah ordenou que você reze a oração da manhã. Então no horário da manhã lá estará você fazendo a oração. E não te encontrará num local onde tenha o haram e o proibido por Allah. O mesmo seria: fazendo aquilo que Allah te ordenou fazer e se abstendo de fazer o que Allah te proibiu de fazer.

“Ó fiéis, temei a Allah , tal como deve ser temido, e não morrais, senão como muçulmanos.” 3:102

Isso realmente é uma carga pesada, temer a Allah tal como Ele deve ser temido, até mesmo os sahaba se preocuparam muito por causa deste versículo. Então Allah SWT revelou:

“Temei a Allah tanto quanto possais” (64:16)

Portanto se queremos ser dos protegidos de Allah nessa vida e na outra que temamos a Allah ao máximo das nossas forças, e Allah bem conhece os tementes.

A segunda coisa que temos que nos esforçar em fazer se quisermos ser dos protegidos de Allah é cumprir com nossos deveres obrigatórios, e após isso nos esforçar com as ações voluntárias. Allah SWT disse num hadiss Qudsi:

“A quem maltratar um dos Meus protegidos declararei guerra. E o servo Meu não encontrará, para Me comprazer, nada que me seja tão grato como o cumprimento do que Lhe hei prescrito. E o servo Meu continuará buscando a minha complacência mediante as obras voluntárias, até que Eu o ame. Quando Eu o amar, serei como seu ouvido com o qual ouve, como suas vistas com as quais vê, como suas mãos com as quais lida, como suas pernas com as quais anda. E se Me pedir algo lhe darei, e se buscar Meu refugio, te-lo-á” (al-Bukhari)

Então se esforçar ao máximo para cumprir as questões obrigatórias, e após isso correr até as voluntárias. Vocês perceberam qual é a honra de ser um protegido de Allah?

1) Não temerão nem se atribularão;
2) Serão defendidos por Allah;
3) Allah declarará guerra àqueles que forem contra Seu protegido;
4) Serão iluminados por Allah saindo das trevas para luz, tanto nessa vida como na outra;
5) Allah será como seu ouvido com o qual ouve, como suas vistas com as quais vê, como suas mãos com as quais lida, como suas pernas com as quais anda;
6) Se ele pedir algo a Allah ele terá, se pedir o refugio de Allah terá.

Subhan Allah!! Que Allah nos escolha dentre Seus protegidos!!! Por isso o Profeta nos ensinou a seguinte súplica:

“Oh Allah guia-nos na direção daqueles que tens guiado, provê-nos saúde como daqueles que tens provido, e proteja-nos como aqueles que tens protegido”.

E a terceira coisa que devemos fazer para sermos protegidos por Allah é proteger os fracos e injustiçados. Vou contar uma história: Na época do califado de Abu bakr, Omar percebeu que depois da oração da manhã Abu Bakr sempre se ausentava por um tempo e se dirigia até um local distante, voltando horas depois todo empoeirado. Então Omar quis descobrir o que fazia Abu Bakr, e o seguiu e viu que ele entrou numa casa, e saiu mais tarde dela. Omar foi até a casa e encontrou lá uma senhora velha e cega com 3 crianças. Então Omar perguntou a mulher se ela sabia quem era o homem que vinha até ela (abu Bakr) , mas ela disse que não sabia quem era ele, mas que ele vinha todos os dias limpar a sua casa, lavar a sua roupa, cuidar dos suas cabras e fazer a comida. Então Omar começou a chorar. Mais tarde Omar dizia: “Quem dera eu fosse um pelo no peito de Abu Bakr”.

Omar mesmo, na época de seu califado costumava a andar de noite vigiando o povo para ver se alguém estava em dificuldades. Certa noite encontrou uma mulher com algumas crianças chorando na sua volta, em meio a rua. Ela estava com uma panela no fogo, como se estivesse cozinhando algo. Omar foi até ela e perguntou o que havia acontecido, e ela disse que ela não tinha comida e que havia colocado pedras dentro da panela para enganar as crianças fazendo-as pensar que ela estava fazendo comida até dormirem. Omar quando viu essa situação ficou chocado e foi correndo junto com seu escravo trazer do depósito dos muçulmanos comida para essa mulher. Juntou um saco cheio de farinha e alimentos, na hora de carregar, seu escravo quis carregar mas Omar disse : “Não, coloque o saco nas minhas costas”. Foi até a mulher e cozinhou para ela e seus filhos, a mulher nem sequer imaginava que ele era o khalifa. Após fazer isso seu escravo lhe disse: “Vamos, oh líder dos crentes!” Mas Omar disse:

“Não, não irei até ve-los sorrir da mesma forma que eu havia os visto chorar!”

Omar com seu temor a Allah dizia: “Temo que se uma mula tropeçar no Iraque, temo que Allah me interrogue no Dia do Juízo porque não arrumei o solo”.

Portanto irmãos ajudemos aqueles que são necessitados e injustiçados, para que Allah seja nosso protetor. O Profeta disse:
“Cada um de vos é um guardião e protetor e por isso é responsável por aqueles que se encontram a seu cargo. O governador é um pastor e é responsável por seus governados; o homem é um pastor de sua família e é responsável por ela; a mulher é uma pastora na casa de seu marido e é responsável por ela; o criado é um pastor dos bens do seu patrão e é responsável por eles. Em suma, cada um de vós é um pastor, e é responsável por aquilo que está ao seu encargo.”

Bom, irmãos as lições que tiramos são:

1) Allah SWT é o Protetor Wali dos fiéis, e fora Ele não há protetor nem salvador. Aquele que não tem a proteção de Allah é como se fosse um órfão sem rumo nem direção.

2) Recorram somente ao Wali, jamais a nada além Dele, e tomem muito cuidado para jamais tomar nada nem ninguém por protetor em vez de Allah.

3) Vamos nos esforçar para que Allah SWT nos escolha dentre Seus amados e protegidos, com a taqwa, com o cumprimento das adorações obrigatórias, e com as ações voluntárias, pois se tivermos isso sem dúvida que seremos as pessoas mais felizes tanto nesse mundo quanto no outro.

4) Vamos ajudar e proteger os demais para merecermos a proteção de Allah nos nossos assuntos.

Ya Allah para Ti são todos os louvores e todo o agradecimento.Alhamdu lillah por todas as bênçãos que nos concedeste e principalmente pelo Islamque nos tirou das trevas para a Luz. Ya Allah guia-nos como aqueles que tens guiado, proteja-nos como aqueles que tens protegido, proteja-nos do mal de Tuas criaturas e proteja-nos do Teu castigo e da Tua Ira. Ya Wali permita que sejamos dos Teus protegidos nessa vida e na outra e permita que sejamos daqueles que não temerão e nem se atribularão. Ya Allah proteja-nos em todos nossos assuntos, tanto mundanos como os da outra vida, bem como nossos irmãos muçulmanos. Ya Wali proteja nossos irmãos do mal daqueles que não Te temem e conceda-lhes a vitória sobre o povo incrédulo. Ya Allah proteja-nos nessa vida, proteja-nos no nosso túmulo, proteja-nos no dia do Juízo, dia em que não haverá nenhum protetor nem salvador além de Ti. E proteja-nos da escuridão da ponte e conceda-nos o Paraíso ya Rab el 'Alamin! Amin! E que a paz e as bênçãos de Allah estejam com o Profeta Muhammad e Louvado seja Allah Senhor do Universo!

Irmã Zohra, Baraka Allah biha!