AL-BIDAH (Inovação Na Religião)

 

Bidah quer dizer inovação na Chari’ah, portanto, inovar é adicionar no Din (religião) práticas não referidas no Alcorão ou no Hadith; atos que não foram praticados pelo Profeta Muhammad nem pelos Sahabas (companheiros do Profeta).

 

A Bid'ah é rigorosamente repudiada a ponto do Profeta Muhammad:

 

‘’Quem honrar o praticante de Bidah está a ajudar na destruição dos fundamentos do Din.’’ (Relatado por Al-Bai-Haqui)

 

E disse:

 

‘’Deus não aceita o jejum, o Salat, a caridade, o Haj, o Umra e os rituais obrigatórios e facultativos, realizados pelo praticante de Bidah, elo está fora do Islam.’’ (Relatado por lbn Maja)

 

E diz:

 

‘’Deus fechou a porta do Taubah para todo o praticante de Bidah.’’ (Relatado por Al-Tabarani). (Pois esse, nunca se sente culpado)

 

Depois do shirk e Kufr, o bidah é o maior pecado no Islam, Se o bidah fosse permitido, alteraria e desfiguraria o Din de tal modo que nem se reconheceria o verdadeiro Din deixado pelo Profeta Muhammad e implicaria certamente um consentimento de que o Profeta Muhammad não cumpriu a sua missão ou que há certos atos bons que ele não conhecia e nós é que os descobrimos.

 

O Profeta Muhammad disse:

 

‘’Quem introduzir algo novo neste Din, será rejeitado.’’ (Relatado por Al-Bukhári e Al-Muslim)

 

 E disse:

 

‘’ Todo o ato de bidah é desvio (erro) e todo o ato de desvio estará no fogo.’’ (Relatado por Abu Daud e At-Tirmizi)

 

O Profeta Muhammad disse:

 

‘’Eu deixo convosco duas coisas, se vocês assegurarem-nas bem, nunca vos extraviareis; O Livro de Deus(Alcorão) e a minha Sunnah.’’

 

E Deus também diz no Alcorão Sagrado:

 

‘’Hoje, completei a religião para vós; tenho-vos agraciado generosamente, e vos aponto o Islam por religião.’’ (Alcorão Sagrado 5:3)

 

À luz deste ayat e hadiss, ninguém tem o direito de introduzir seja o que for no Din, considerando-o sua parte integrante. Pois, o Din que nos deixou o Profeta Muhammad(que a Paz e Bênção de Deus estejam sobre ele) está completo e não precisa de adições nem de remendos.