Fundamntação Alcorânica 

"As colinas de Safa e Marwa fazem parte dos rituais de Deus e, quem peregrinar à Casa, ou cumprir a 'Umra, não cometerá pecado algum em percorrer a distância entre elas. Quem fizer espontaneamente além do que for obrigatório, saiba que Deus é Retribuidor e Sapientíssimo." (Surata Al-Bacara 2: 158)

"E cumpri a peregrinação e a 'Umra, a serviço de Deus. Porém, se fordes impedidos disto, dedicai uma oferenda do que vos seja possível e  não corteis os vossos cabelos até que a oferenda tenha alcançado o lugar destinado ao seu sacrifício. Quem de vós se encontrar enfermo ou sofrer de alguma infecção na cabeça, e a raspar, redimir-se-á mediante o jejum, a caridade ou a oferenda. Entretanto, em condição de paz, aquele que realizar a 'Umra antes da peregrinação, deverá, terminada esta, fazer uma oferenda daquilo que possa. E quem não estiver em condições de fazê-lo, deverá, terminada esta, fazer uma oferenda daquilo que possa. E quem não estiver em condições de fazê-lo deverá jejuar três dias, durante a peregrinação, e sete depois do seu regresso, totalizando dez dias. Esta penitência é para aquele que não reside próximo ao recinto da Mesquita Sagrada. Temei a Deus e sabei que é severíssimo no castigo.

A peregrinação se realiza em meses determinados. Quem a empreender, deverá abster-se das relações sexuais, da perversidade e da polêmica. Tudo o que fizerdes de bom, Deus o saberá, equipai-vos de provisões, mas sabei que a melhor provisão é a devoção, Temei-Me, pois oh sensatos.

Não sereis censurados se procurardes a graça do Vosso Senhor (durante a peregrinação). Quando descerdes do monte Arafat, recordai-vos de Deus perante o Monumento Sagrado, e recordai-vos de como vos iluminou, ainda quando éreis, antes disto, dos extraviados.

Descei também de onde descem os demais, e implorai o perdão de Deus, porque é Indulgente, Misericordiosíssimo.

Quando celebrardes vossos ritos, recordai-vos de Deus como vós recordais dos vossos pais, ou com mais fervor. Entre os humanos há aqueles que dizem: Oh Senhor Nosso, concede-nos o bem estar terreno! Porém não participarão da ventura da outra vida.

Outros dizem: Oh Senhor Nosso, concede-nos a graça deste mundo e do futuro, e preserva-nos do tormento infernal!

Estes sim lograrão a porção que tiverem merecido, porque Deus é destro em ajustar as contas.

Recordai-vos de Deus em dias contados. Mas quem se apressar em deixar o local apos dois dias, não será recriminado; tampouco pecará aquele que se atrasar, se for temente a Deus. Temei a Deus, pois, e sabei que sereis reunidos diante d´Ele." (Surata Al-Bacara 2: 196-203)

"A primeira casa sagrada , erigida para o gênero humano é a de Bakka (Makka), onde reside a benção, servindo de orientação à humanidade.

Encerra sinais evidentes: lá está a estância de Abraão, e quem quer que nela se refugie estará em segurança. A peregrinação a Casa é um dever para com Deus, por parte de todos os seres humanos, que estão em condições de empreendê-la; entretanto, quem se negar a isso, saiba que Deus pode prescindir de todas as criaturas." (Surata Al-'Imran 3: 96-97)

"Oh fiéis não profaneis os relicários de Deus, o mês sagrado, as oferendas, os animais marcados, nem provoqueis aqueles que se encaminham à Casa Sagrada, a procura da graça e da complacência do seu Senhor. E quando tiverdes deixado os recintos sagrados, caçai então, se quiserdes. Que o ressentimento contra aqueles que trataram de impedir-vos de ir a Mesquita Sagrada não vos impulsione a provocá-los, outrossim auxiliai-vos na virtude e na piedade. Não vos auxilieis mutuamente no pecado e na hostilidade, mas temei a Deus, porque Deus é severíssimo no castigo." (Surata Al-Ma'ida 5: 2)

"E recorda-te de quando indicamos a Abraão o local da Casa dizendo: Não me atribuais parceiros, mas consagra a minha Casa para os circungirantes, para os que permanecem em pé e para os genuflexos e prostrados.

E proclama a peregrinação as pessoas; elas virão a ti a pé, e montando toda espécie de camelos, de todo longínquo lugar,  para testemunhar os seus benefícios e invocar o nome de Deus, nos dias mencionados, sobre o gado com que Ele os agraciou para o sacrifício. Comei pois dele, e alimentai o indigente e o pobre.

Que logo se higienizem, que cumpram os seus votos e circungirem a antiga Casa. Tal será a peregrinação.

Quanto aquele que enaltecer os ritos sagrados de Deus, terá, feito o melhor para ele aos olhos do seu Senhor. é-vos permitida a carne das reses, exceto o que já vos foi estipulado. Evitai pois a abominação da adoração dos ídolos e evitai o perjúrio, Consagrando-vos a Deus; e não lhe atribuais parceiros, porque aquele que atribuir parceiros a Deus será como se tivesse sido arrojado do céu, como se o tivessem apanhado as aves, ou como se o vento o lançasse a um lugar longínquo.

Tal será , contudo, quem enaltecer os símbolos de Deus, saiba que tal enaltecimento  partirá de quem possuir piedade no seu coração.

Neles (os animais) tender benefícios, até um tempo prefixado; então, seu lugar de sacrifício será a antiga Casa." (Surata Al-Hajj 22: 26-33)

O Haj Na Sunnah