A Regra sobre um Homem Beijar ou Abraçar uma Mulher por Amizade

Questão: É permitido um muçulmano beijar no rosto (amigavelmente) uma pessoa não-mahram (um pessoa com a qual é permitido o casamento, ou seja, alguém que não é irmão, esposo, pai, mãe, etc.) do sexo oposto? O pecado é da mesma magnitude se for feito quando se tem necessidade da companhia de amizade, a qual apenas aquela pessoa pode dar?

Resposta: O louvor é para Allah.

É haram um ter mulheres como amigas.

É preciso que a pessoa seja sensata, pois qualquer um que diz que um homem pode beijar sua amiga no rosto e abraçá-la de uma maneira amigável está dizendo algo que é considerado tolice e estupidez. É óbvio para qualquer pessoa sensata que este tipo de comportamento provoca desejo, e esse é o caminho que leva para a zina (fornicação, adultério). Não pode ser dito que a intenção dessa pessoa é pura, pois Allah criou os homens com uma inclinação a se sentirem atraídos pelas mulheres. Por isso Allah proibiu que os homens olhassem para as mulheres e ordenou a eles que baixassem seus olhares. Allah diz (interpretação dos significados):

"Dize aos crentes que baixem seus olhares (para não olharem para coisas proibidas), e que protejam suas partes íntimas (de atos sexuais ilícitos)" [An-Nur, 24:30]

O Profeta (que Allah exalte e lhe dê paz) disse: "O olho pode cometer zina, e sua zina é o olhar." (Narrado por Abu Dawud, An-Nikaah, 1840; classificado como sahih por Al-Albani em Sahih Sunan Abi Dawud, n. 1884).

Desta maneira é haram misturar-se com as mulheres ou ficar sozinho com uma mulher, mesmo se ela estiver usando hijab, o que dizer então de uma mulher que exibe seus atrativos? Há muitas ayat e ahadis que proíbem isso. Também é proibido trocar apertos de mãos com as mulheres; veja a questão n. 2459. Uma pessoa que se permite fazer essas coisas pode começar a cometer zina com ela a partir da amizade. Não pode ser dito que isso é por causa das circunstâncias difíceis, onde a pessoa está precisando de alguém que fique a seu lado como seu amigo. Tudo isso é haram e não é permitido. Todo aquele que cai em tais coisas deve apressar-se em arrepender-se sinceramente deste pecado, e deve voltar-se para Allah e sentir remorso do que fez. O muçulmano precisa entender que se ele se volta para Allah buscando ajuda durante as calamidades e os problemas que recaem sobre ele neste mundo, Allah vai aliviá-lo desta dificuldade e concederá a ele alívio e uma saída, portanto ele deve temer Allah. Allah diz (interpretação dos significados):

"Mas, a quem temer a Allah, Ele lhe apontará uma saída." [At-Talaq, 65:2]

"Mas, a quem temer a Allah, Ele lhe aplainará o assunto." [At-Talaq, 65:4]

Allah sabe melhor,
Shaikh Muhammad Salih Al-Munajjid