Os Prazeres do Paraíso

A realidade do Paraíso é algo que as pessoas nunca serão capazes de compreender até que elas de fato entrem nele, mas Deus nos deu alguns indícios no Alcorão. Ele o descreveu como um lugar essencialmente diferente da vida desse mundo, tanto em natureza e propósito da vida, quanto nos tipos de prazeres que as pessoas terão. O Alcorão conta às pessoas sobre o Paraíso, que Deus lhes oferece, descreve suas grandes bênçãos, e proclama suas belezas para todos. Ele informa às pessoas que o Paraíso é um dos dois modos de vida preparados para elas na outra vida, e que toda coisa boa será delas no Paraíso em um nível que ultrapassa nossa capacidade presente de imaginar. Ele também mostra que o Paraíso é um lugar onde todas as bênçãos foram criadas perfeitamente e onde será oferecido às pessoas tudo que suas almas e corações desejarão, e que as pessoas serão desprovidas de necessidades, ansiedade ou infelicidade, tristeza ou arrependimento. Todo tipo de beleza e bênção existe no Paraíso e serão revelados com uma perfeição nunca vista ou conhecida antes. Deus preparou tais bênçãos lá como um presente, e elas serão oferecidas somente para as pessoas com quem Ele estiver satisfeito.

Mas qual é a natureza desses prazeres no Paraíso, e como ela é diferente dos prazeres desse mundo? Nós tentaremos destacar algumas dessas diferenças.

Prazer puro sem dor e sofrimento

Embora as pessoas nesse mundo experimentem algum prazer, elas também enfrentam muito trabalho duro e sofrimento. Se alguém investigar o tipo de vida que levam, descobrirá que o volume de dificuldade que elas enfrentam é muito maior do que o de facilidade e conforto. Quanto à vida da Outra Vida, não existirão dificuldades nem sofrimento e as pessoas viverão lá em pura alegria e prazer. Todas as causas de tristeza, dor e sofrimento que as pessoas experimentam nessa vida estarão ausentes na Outra Vida.  Vamos dar uma olhada em algumas dessas causas.

Fortuna

Quando alguém pensa sobre o sucesso nessa vida, geralmente imagina grandes casas, jóias e roupas finas e carros caros; a estabilidade financeira é vista como a chave para uma vida feliz.  Para a maioria das pessoas, o sucesso está inseparavelmente relacionado à fortuna, mesmo que isso esteja muito longe da verdade. Quantas vezes nós vemos as pessoas mais ricas vivendo vidas miseráveis, que às vezes as leva a cometer suicídio! A fortuna é algo que os humanos em sua natureza desejam a qualquer custo, e esse desejo foi criado para um grande e sábio propósito. Quando esse desejo não é saciado, ele causa algum nível de sofrimento. Por essa razão, Deus prometeu aos habitantes do Paraíso que eles terão tudo que imaginaram no que se refere à fortuna e bens, tanto aqueles que eram extremamente pobres, experimentando fome e sede, quanto àqueles que tinham bom padrão mas desejavam ainda mais. Deus nos dá um indício disso quando Ele diz:

“...haverá tudo que as almas podem desejar, tudo que os olhos podem se deleitar...”  (Alcorão 43:71)

“Comei e bebei com deleite, pelo que adiantastes (boas ações) nos dias passados.” (Alcorão 69:24)

“...Eles serão adornados com braceletes de ouro, e vestirão trajes verdes de fina seda e brocado. Eles se reclinarão sobre coxins. Que boa [é] a recompensa!  Que belo coxim para se reclinar!” (Alcorão 18:31)

Doença e Morte

Outra causa de dor e sofrimento nessa vida é a morte ou doença dos entes queridos, que não existirão no Paraíso.  Ninguém terá qualquer doença ou dor no Paraíso.  O Profeta Muhammad, que Deus o exalte, disse sobre as pessoas do Paraíso:

“Eles nunca ficarão doentes, assuarão seus narizes ou cuspirão.” (Saheeh Al-Bukhari)

Ninguém morrerá no Paraíso. Todos viverão eternamente desfrutando de seus prazeres. O Profeta Muhammad disse que no Paraíso haverá um chamador quando as pessoas entrarem, dizendo:

“Que você tenha saúde e nunca adoeça novamente, que você viva e nunca morra novamente, que você seja jovem e nunca envelheça novamente, que você desfrute, e nunca sinta tristeza e arrependimento novamente." (Saheeh Muslim)

Relacionamentos Sociais

Quanto ao remorso sentido devido a rompimentos em relacionamentos pessoais, as pessoas nunca ouvirão qualquer conversa ou comentário maldoso ou ferino no Paraíso.  Elas ouvirão somente palavras boas e de paz.  Deus diz:

“Eles não ouvirão frivolidades nem algo pecaminoso. Apenas o dito: Paz! Paz!” (Alcorão 56:25-26)

Não haverá inimizade entre as pessoas nem ressentimentos:

“E Nós removeremos de seus peitos qualquer ódio ou senso de injúria (que eles tenham sentido na vida desse mundo).” (Alcorão 7:43)

O Profeta disse:

“Não haverá ódio ou ressentimento entre eles, seus corações serão um, e eles glorificarão a Deus, de manhã e de noite." (Saheeh Al-Bukhari)

As pessoas terão os melhores companheiros na Vida Futura, que foram também as melhores pessoas nesse mundo:

“E quem obedece a Deus e ao Mensageiro, esses estarão com os que Deus agracia: os profetas, os mártires e os virtuosos. E que excelentes companheiros eles são!” (Alcorão 4:69)

Os corações das pessoas do Paraíso serão puros, sua conversa será boa, seus atos virtuosos.  Não haverá conversa que magoa, incomoda, ofende ou provoca lá, porque o Paraíso é livre de todas as palavras e atos sem valor. Se nós fossemos discutir tudo que causa angústia nessa vida, nós certamente descobriríamos a sua ausência ou oposto no Paraíso.

A Eternidade da Vida Futura

Os Prazeres desse mundo são transitórios enquanto as alegrias da outra vida são duradouras e eternas. Nessa vida, quando uma pessoa desfruta de algo é apenas por um curto tempo até que se entedie e continue a buscar por algo com o qual se sinta melhor, ou até conclua que não precisa mais daquilo. Quanto aos prazeres do Paraíso, uma pessoa jamais se entediará com qualquer coisa, ao contrário, sua satisfação aumentará cada vez que se permita desfrutá-los.

Além disso, a vida desse mundo é muito curta. Os humanos vivem nessa terra apenas por um curto período de tempo, e pouquíssimas pessoas chegam aos 70 anos.

“Dize: O gozo da vida terrena é muito curto. A Vida Futura é (muito) melhor para aquele que teme a Deus.” (Alcorão 4:77)

Quanto ao Paraíso, as pessoas viverão para sempre.  Deus diz:

“...sua provisão e sua sombra são eternas...”  (Alcorão 13:35)

“O que há convosco perecerá, e o que está com Deus perdurará...” (Alcorão 16:96)

“Por certo esse será o Nosso sustento, que nunca terminará.” (Alcorão 38:54)

Prazeres Superiores

Os prazeres das pessoas do Paraíso, como suas roupas, alimento, bebida, jóias e palácios, serão muito superiores aos seus equivalentes nesse mundo.  De fato não existem meios de comparação, já que mesmo o menor espaço no Paraíso é melhor que esse mundo e tudo que ele contém.  O Profeta Muhammad, que Deus o exalte, disse:

“O espaço da prostração de qualquer um de vocês no Paraíso é melhor do que tudo sobre o qual o sol nasce.” (Mishkaat al-Masaabeeh 3/85, no. 5615)

Livre de todas as Impurezas

O Paraíso é livre de todas as impurezas desse mundo. Comer e beber nessa vida resulta na necessidade de excreção e seus odores desagradáveis associados.  Se uma pessoa bebe vinho nesse mundo, ela se descontrola. As mulheres nesse mundo menstruam e dão à luz, que são fontes de dor e desconforto. O Paraíso está livre de todos esses desconfortos: suas pessoas não urinarão, defecarão, cuspirão ou sofrerão de catarro. O vinho do Paraíso, como descrito por seu Criador, é:

“Branco, delicioso para quem o bebe, livre de intoxicantes e, com ele, não se embriagarão.” (Alcorão 37:46-47)

A água do Paraíso não fica salobra, e seu leite nunca muda o sabor:

“...rios de água incorruptível; rios de leite cujo sabor nunca se altera...” (Alcorão 47:15)

As mulheres do Paraíso são puras e livres de menstruação, sangramento pós-parto e todas as outras impurezas sofridas pelas mulheres nesse mundo, e todas são livres de fezes.  Deus diz:

“...e eles terão esposas puras sem menstruação, urina, fezes, etc.” (Alcorão 2:25)

O profeta respondeu a uma pessoa que perguntou como as pessoas do Paraíso fariam suas necessidades físicas:

“Eles fazem suas necessidades transpirando através de suas peles, e sua fragrância será de almíscar, e todos os estômagos se tornarão esbeltos.” (ibn Hibbaan)

O que nós mencionamos foi uma mera comparação de modo a compreender a natureza do Paraíso, mas como Deus disse, seus prazeres estão na verdade ocultos:

“Nenhuma pessoa sabe o que lhe foi ocultado de alegria, como recompensa pelo que elas fizeram.” (Alcorão 32:17)

Paraíso: Não Existe Nada Igual

Os prazeres do Paraíso ultrapassam a imaginação e desafiam a descrição.  Eles não são como nada conhecido pelas pessoas desse mundo; não importa o quão avançados nós fiquemos, o que alcançamos não é nada em comparação com as alegrias da Vida Futura.  Como é mencionado em vários relatos, não existe nada como o Paraíso:

“Sua luz radiante, plantas aromáticas, palácio espaçoso, rio fluente, frutas maduras, uma bela esposa e vestimenta abundante, em uma morada eterna de alegria radiante, em belas casas altas solidamente construídas.” (Ibn Maajah, Ibn Hibbaan)

Os Sahabah perguntaram ao Profeta sobre as construções do Paraíso e ele respondeu com uma descrição maravilhosa:

“Tijolos de ouro e prata, e argamassa com fragrância de almíscar, pedras de pérola e safira, e solo de açafrão. Quem quer que entre é preenchido com alegria e nunca se sentirá miserável; ele morará lá para sempre e nunca morrerá; suas roupas nunca se desgastarão e sua juventude nunca se acabará.” (Ahmad, at-Tirmidhi, ad-Daarimee)

Deus diz:

“E se vires o que há lá (no Paraíso), verás delícia (que não pode ser imaginada) e grande soberania.” (Alcorão 76:20)

Os prazeres do Paraíso que Deus ocultou de nós estão além da nossa capacidade de compreensão.  O Profeta disse que Deus disse:

“Eu preparei para os Meus servos o que nenhum olho jamais viu, nenhum ouvido jamais ouviu e nenhum coração pode imaginar."  Recite se desejar:

“Nenhuma pessoa sabe o que lhe foi ocultado de alegria, como recompensa pelo que elas fizeram.” (Alcorão 32:17)

Em outro relato:

“O que Deus disse a você não é o que importa; o que Ele não disse é ainda maior.” (Saheeh Muslim)

www.islamreligion.com/