Os Louvores são para Allah,  o Louvamos, buscamos sua ajuda e pedimos Seu perdão. Nele buscamos o refugio contra o mal de nossas almas e das nossas más ações . Quem Allah guiar ninguém poderá desviar  e a quem Ele desviar ninguém poderá encaminhar. E que a paz e as bênçãos de Allah estejam com o Profeta Muhammad.

Sinais menores do Dia do Juízo Final

A crença no dia do juízo é um dos pilares da fé e aquele que não crê nele não é considerado crente.

Allah diz:

“A virtude não consiste só em que orientais vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas.” (2: 177) 

O Quran apresenta diferentes metáforas para reforçar nos corações das pessoas a idéia de que a Hora com certeza irá acontecer: 

“Foi Deus Quem erigiu os céus sem colunas aparentes; logo assumiu o Trono e submeteu o sol e a lua (à Sua vontade); cada qual prosseguirá o seu curso, até um término prefixado. Ele rege os assuntos e elucida os versículos para que fiqueis persuadidos do comparecimento ante o vosso Senhor. (13: 2) 

“Porque a hora se aproxima – desejo conservá-la oculta, a fim de que toda a alma seja recompensada segundo o seu merecimento. (20: 15)

“Sabei que a Hora chegará, indubitavelmente; porém a maioria dos humanos não crê nisso.” (40: 59)

Em outros versículos Allah jura pelas Suas criações sublimes:

“Pelos ventos disseminadores e impetuosos, Que carregam pesos enormes, Que fluem com moderação e suavidade, E que são distribuidores, segundo a ordem (divina), Que o que vos é prometido é verídico, E que o Juízo é infalível!” (51: 1-6)

“Pelo monte (Sinai). Pelo Livro escrito, Em um pergaminho desenrolado. Pelo templo freqüentado. Pelo céu elevado. E pelos oceanos transbordantes. Que o castigo do teu Senhor está iminente. Ninguém pode evitá-lo.”  (52: 1-8) 

Em outros versículos Allah ordena a Seu Mensageiro jurar pelo seu Senhor :

“Pedir-te-ão que os inteires dos fatos: É isso verdade? Dize: Sim, por meu Senhor que é verdade, e jamais podereis impedi-lo.” (10: 53)

 “Os incrédulos dizem: Nunca nos chegará a Hora! Dize-lhes: Sim, por meu Senhor! Chegar-vos-á, procedente de conhecedor do incognoscível, de Quem nada escapa, nem mesmo algo do peso de um átomo, quer seja nos céus ou na terra, e (nada há) menor ou maior do que isso, que não esteja registrado no Livro lúcido. “ (34: 3)

A hora está Próxima:

Allah anunciou a seus servos que o dia do juízo está muito próximo de ocorrer.

Os desígnios de Deus são inexoráveis; não trateis de apressá-los. Glorificado e exaltado seja, pelos parceiros que Lhe atribuem.” (16: 1) 

Se o homem cresse firmemente no que Allah revelou , a outra vida se tornaria o centro de suas preocupações e dominaria por completo as suas ações, mas infelizmente mesmo assim muitas pessoas não levam esse assunto a sério, atuando com negligência esquecendo do horror do Dia do Juízo que está praticamente a nossa frente.

Allah disse:

“Aproxima-se a prestação de contas dos homens que, apesar disso, estão desdenhosamente desatentos.” (21: 1-3)

Por isso o Quran freqüentemente adverte acerca da Hora e lhe ordena que esteja preparado para ela.

“Ó fiéis, temei a Deus! E que cada alma considere o que tiver oferecido, para o dia de amanhã; temei, pois, a Deus, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis.” (59: 18)

Alguém pode dizer: Como a Hora pode estar próxima sendo que a notícia de sua proximidade foi dada a 1400 anos atrás?  A resposta é que está próximo conforme o conhecimento e estimação de Allah, mesmo que para os parâmetros humanos  possa parecer distante.

Allah disse:

“Em verdade, eles o vêem muito remoto,  Ao passo que Nós o vemos iminente.”  (70: 6-7)

O que se deve ressaltar é que o tempo para o fim deste mundo é muito curto comparado com o que já se passou. Em sahih Bukhari e Muslim foi narrado de Abdullah Ibn Omar que o Mensageiro de Allah disse:

“O Tempo de vida desta nação (Ummah), comparada com as nações passadas é como o tempo que há entre a oração de Asr e Maghreb.”

 Em outra narração do mesmo hadith: “O tempo que resta, comparado com as outras nações que os precederam é como o tempo que há entre a oração de Asr e Maghreb.”

Ou seja, o hadith compara a existência do homem, neste mundo, como a duração de um dia que começa com o nascer do sol e termina com o pôr do sol, sendo que a nossa nação surgiu no momento do salat al Asr. O período de existência do homem é semelhante a esse dia que se passou desde o amanhecer até o Asr e o tempo que resta para o dia do juizo é como o tempo que resta entre o asr e maghreb. Os textos sagrados indicam claramente que nós somos a última nacao e que esta nação terá seu fim quando a Hora começar.

Segundo outro hadith narrado por Bukhari e Muslim, o Mensageiro de Allah disse:

“Fomos enviados eu e a Hora assim- gesticulando unindo os seus 2 dedos, indicador e médio.” 

O significado dessas palavras é que o que restava de tempo entre a profecia do Mensageiro de Allah e a chegada do Dia do Juizo  é igual a diferença que há entre o dedo indicador e médio do Profeta. Os humanos podem ter a impressão que ainda falta muito tempo, devido a sua compreensão que é limitada e visão restringida, mas para Allah ela se encontra muito próxima. 

Allah disse:

“A Deus pertence o mistério dos céus e da terra. E o advento da Hora não tardará mais do que um pestanejar de olhos, ou fração menor ainda; sabei que Deus é Onipotente." (16: 77) 

Utbah Ibn Gazuan disse: O Mensageiro de Allah SAAS se dirigiu a nós, louvou e glorificou a Allah e depois disse: 

“Este mundo está quase acabando e não resta muito dele, como as gotas de água restantes no fundo de um vaso e que logo serão bebidas. Vocês estão saindo desse mundo para um mundo que não tem final , assim pois que se dirijam com o melhor que vocês tenham.” 

Ninguém sabe o tempo exato da Hora exceto Allah. Quando o Anjo Gabriel perguntou ao Profeta Muhammad acerca da Hora, o Profeta respondeu:

“Aquele a quem é perguntado não sabe mais do que aquele que pergunta.”

Indicando com isso que se o mais nobre dos Anjos (o Anjo Gabriel) e o mais nobre ser Humano (O Profeta Muhammad) não sabiam, então ninguém sabe exceto Allah.

Allah diz:

Perguntar-te-ão acerca da Hora (do Desfecho): Quando acontecerá? Responde-lhes: Seu conhecimento está só em poder do meu Senhor e ninguém, a não ser Ele, pode revelá-lo; (isso) a seu devido tempo. Pesada será, nos céus e na terra, e virá inesperadamente. Perguntar-te-ão, como se tu tivesses pesquisado sobre ela (a Hora do Desfecho). Responde-lhes: Seu conhecimento só está em poder de Deus; porém, a maioria das pessoas o ignora.” (7: 187)

No sahih Bukhari, Ibn Omar narrou que o Profeta disse:

“As chaves do oculto são 5, e ninguém as conhece exceto Allah, e então recitou o versículo:

“Em verdade, Deus possui o conhecimento da Hora, faz descer a chuva e conhece o que encerram os ventres maternos. Nenhum ser saber o que ganhará amanhã, tampouco nenhum ser saberá em que terra morrerá, porque (só) Deus é Sapiente, Inteiradíssimo!” (31: 34)

Mesmo que Allah tenha ocultado o momento exato do Dia do Juizo Ele nos informou acerca de alguns sinais indicadores que nos informam da sua proximidade.

Allah diz:

“Porventura, aguardam algo, a não ser a Hora, que os açoutará subitamente? Já lhes chegaram os indícios. De que lhes servirá lhes ser recordado aquilo que os surpreenderá?” (47: 18)

O Mensageiro de Allah disse dirigindo-se aos companheiros:

“Era dever de cada Profeta que veio antes de mim guiar seus seguidores para o que ele sabia que era bom para eles e adverti-los acerca do que ele sabia que era mau para eles. Vossa Ummah tem seus dias de paz e segurança ao princípio de sua história, mas na última fase de sua existência será afligida com provas e assuntos desagradáveis. Haverão tremendas tribulações (fitnas) uma após a outra , cada uma que passa fará com que a anterior pareça insignificante. Quando for afligido por uma prova o crente dirá: ‘Isso vai provocar minha destruição’.  E quando a prova terminar , será afligido por outra prova e então exclamará: ‘Certamente esse será o meu final’. Quem quiser ser resgatado do fogo e entrar no Paraíso deve chegar a  sua morte com fé em Allah e no Último Dia, e deve tratar as pessoas como deseja ser tratado por elas (...)." Muslim

Abu Huraira narra que o mensageiro de Allah disse:

“A hora não vira até que 2 grupos grandes cujas pretensões sejam as mesmas lutem entre si e um grande numero de pessoas sejam mortas, até que quase 30 impostores mentirosos apareçam, todos alegarão ser mensageiro de Allah, até que o conhecimento seja levado, os terremotos sejam freqüentes, o tempo passe rapidamente, as fitnas sejam freqüentes, o assassinato se multiplique, a riqueza se incremente entre vocês e aumente tanto que o homem rico se preocupará por não encontrar quem aceite sua caridade e aquele a quem ele oferecer diga: ‘Não preciso dela’, até que as pessoas compitam entre si em construir os prédios mais altos, até que um homem passe por um túmulo de outro homem e diga: ‘Quem dera estivesse no seu lugar’, até que o sol se levante pelo seu poente, e quando se levantar as pessoas o verão e todas elas crerão, mas já não lhes servirá de nada crer, pois não creram antes e sua fé não teve nenhum mérito.” (Bukhari e Muslim)

Auf Ibn Malik narrou que o Mensageiro de Allah disse:

“Acontecerão 6 coisas antes da Hora: Minha morte, a conquista de Al Bait al Maqdis (Al aqsa- Jerusalem), depois uma epidemia entrará entre vocês como um vírus entra na ovelha e os abaterá, depois uma riqueza tão abundante que quando a um homem se der 100 dinares ficará descontente, depois uma fitna que não deixará nenhuma casa entre os árabes sem que ingresse nela, depois uma trégua entre vocês e os bani al asfar (Romanos) que eles romperão e virão contra vocês portando 80 estandartes sendo que em cada um haverão 12 000 soldados.” (Bukhari)

Foi narrado por Anas que o Mensageiro de Allah disse:

“Entre os sinais da hora estão a imoralidade, as ações obscenas, o rompimento dos laços familiares. Também o leal será acusado de desonestidade e o desonesto será tido como confiável.”

Abdullah Ibn Masud narrou que o Mensageiro de Allah disse:

“Entre os sinais da Hora está que o homem atravesse a mesquita sem rezar 2 rakaas nela, e só cumprimente com o salam aqueles que conhece.

Anas narrou que o Mensageiro de Allah disse:

“Entre os sinais da Hora está que as pessoas competirão entre si construindo mesquitas.”

Existem vários sinais, então para estudá-los melhor vamos dividir esses sinais em 3 categorias:

1- sinais menores que já passaram e terminaram

2- sinais menores que já passaram e que ainda permanecem ou podem se repetir

3- sinais menores que ainda não passaram

Alguns sinais menores que já passaram e terminaram

1)  Um dos sinais da hora é o envio e a morte do Profeta Muhammad. Num hadiss Sahih o Mensageiro de Allah disse: “Fui enviado com a brisa que anuncia a Hora”. Ou seja, fui enviado como inicio dos sinais da hora.

2) A partição da lua. A lua foi partida em 2 partes na época do mensageiro de Allah, e esse foi um dos seus maiores milagres. O Quran declara isso claramente no versiculo:

“A Hora (do Juízo) se aproxima, e a lua se fendeu. Porém, se presenciam algum sinal, afastam-se, dizendo: É magia reiterada!” (54: 1-2)

Isso foi testemunhado por vários sahaba. A partição da lua não é algo irracional para que seja negado, uma vez que a lua é algo criado e Allah faz o que quer com Sua criação, assim como Ele a extinguirá e a enrolará quando chegar seu final.

Anas conta que as pessoas de Makka pediram ao Mensageiro de Allah um sinal. Abdullah Ibn Maud disse:

“Enquanto nos encontrávamos com o Mensageiro de Allah em Mina, a lua se partiu em 2 metades, uma delas ficou por trás da montanha e a outra na frente da mesma. E o Mensageiro de Allah nos disse: Sejam testemunhas!

3) O fogo em Hijaz (oeste da Arábia Saudita) que ilumina as corcovas dos camelos em Busra (Síria).

Abu Huraira narrou que o Mensageiro de Allah disse:

“A hora não virá até que um fogo saia da terra de Hijaz que iluminará as corcovas dos camelos em Busra.”

Esse sinal que foi anunciado pelo Mensageiro de Allah ocorreu exatamente como ele havia descrito no ano de 654 de H.

Muitas cartas foram enviadas de Madina a Damasco dizendo que um fogo havia surgido ali no dia 5 de Jumada al Akhir, sendo que as cartas tinham sido escritas no dia 5 de rajab e o fogo ainda permanecia, e as cartas chegaram no dia 10 de shaaban.

Foi relatado que no último terço da noite houve um grande terremoto em Madina, e que durante essa noite e o dia seguinte a terra havia se agitado 10 vezes. Após isso houve um estrondo fortíssimo e então surgiu um fogo tão grande como uma cidade e estava atirando pedras do tamanho de camelos.  As pessoas estavam aterrorizadas, todas se juntaram na mesquita do Profeta, todos estavam implorando perdão pelos seus pecados e rezando sinceramente a Allah. Passaram toda a noite rezando, recitando o Quran, se prostrando, se arrependendo de seus pecados e buscando o perdão de Allah.

O sol e a lua pareciam como se estivessem eclipsados. Segundo o que deu a entender esse fogo permaneceu por mais ou menos 3 meses.

 Pelas descrições esse fogo foi um vulcão gigante acompanhado de fortes terremotos, e segundo os relatos de testemunhas em Busra foi vista a luz desse fogo iluminando as corcovas dos camelos.

 Alguns sinais menores que já passaram e que ainda permanecem ou podem se repetir

1) As conquistas e guerras. O Profeta nos deu as boas-novas da conquista de Constantinopla e também nos informou da conquista de Roma e da Índia. O Profeta disse: “Dois grupos da minha Ummah serão salvos por Allah do Fogo: o grupo que conquistará a Índia e o grupo que estará com Jesus filho de Maria.’’

O Profeta disse: “O islam chegará tão longe como a noite e o dia, e Allah não deixará nenhuma casa ou tenda sem que Ele faça com que esta religião entre nela. Alguns serão honrados outros humilhados, Allah honrará o Islam e humilhará a incredulidade.”

2) Aparecimento de impostores que pretenderam ser profetas. O Mensageiro de Allah disse: “Haverão 30 mentirosos na minha Ummah, cada um dos quais alegará ser Profeta , mas eu sou o selo dos profetas e não haverá nenhum profeta depois de mim”. Em outra narração o Profeta disse: “Em minha Ummah haverão mentirosos e 27 falsos profetas, incluindo 4 mulheres. Mas eu sou o selo dos profetas e não haverá nenhum profeta depois de mim.”

3) As fitnas, ou seja, as tribulações, discórdias e conflitos. O Profeta disse: “Apressem-se em fazer boas ações antes que lhes alcance as tribulações (fitnas) tão escuras como a noite em que um homem amanhecerá sendo crente, mas anoitecerá sendo kafir, ou será crente pela noite e amanhecerá sendo kafir, e uns de vocês venderão sua religião por um fútil preço.”

Em outro Hadiss o Profeta disse:

“Por Aquele em cujas Mãos está minha alma, este mundo não acabará até que um homem passe por um túmulo e se jogando sobre ele diga: ‘Quem dera estivesse no lugar do ocupante desse túmulo’. Não devido as dividas e sim devido as calamidades.”

Em outro hadith o Profeta disse: “Entre os sinais da Hora estão: o desaparecimento do conhecimento, a expansão da ignorância, a zina (adultério) e o consumo de bebidas alcoólicas aumentará, os homens serão poucos e as mulheres muitas, a tal ponto que por cada 50 mulheres haverá um só homem.”

Uma das razões principais para tanta fitna e calamidades será pela falta de conhecimento e predomínio da ignorância, o abandono da religião, os pecados, a desobediência, a violação dos direitos. O Mensageiro de Allah disse: “Pouco antes da hora se viverão tempos em que a ignorância prevalecerá e o conhecimento desaparecerá e haverá muito haraj e haraj significa matança.”

 Em outro hadiss o Profeta disse:

“Pouco antes da Hora haverá haraj. Os companheiros perguntaram: o que é haraj? ele respondeu: A matança , mas não será entre vocês e os idolatras, mas vocês estarão se matando entre vocês mesmos. Os companheiros perguntaram: ‘Estaremos em domínio das nossas faculdades mentais nesse tempo?’ Ele respondeu: A razão será tirada das pessoas nesse tempo, e estas serão estúpidas e fúteis. A maioria deles pensarão que estão seguindo algo quando na verdade não estarão seguindo nada.’”

4) Nomeação de pessoas incompetentes para que tomem posições de autoridade. Uma vez um beduíno se dirigiu ao Mensageiro de Allah e perguntou-lhe : “Quando sobrevirá a Hora?” Ele respondeu: “Quando a honestidade tenha se perdido espera pela Hora. E o homem perguntou: E como se perderá? Ele respondeu: Quando as pessoas incompetentes sejam designadas como autoridades espera pela Hora.”

5) As nações se juntarão para atacar a Ummah islâmica.

O Profeta disse: “Logo as nações se aliarão para atacá-los como esfomeados que se juntam ao redor da mesa. Alguém perguntou: Isso ocorrerá por sermos poucos nesse tempo? Ele respondeu: Não, nesse tempo vocês serão muitos, mas serão como a espuma do mar. Allah retirará o medo e o respeito do coração de vossos inimigos e preencherá vossos corações com debilidade. Alguém perguntou: Oh Mensageiro de Allah, o que é a debilidade? Ele disse: Amor pela vida deste mundo e o desgosto pela morte.”

6) O castigo de algumas pessoas desta Ummah. O Profeta disse: “Entre essa Ummah haverá desabamentos, transformação de pessoas em animais e cairão pedras do céu”. Aisha perguntou: “Oh Mensageiro de Allah, seremos destruídos mesmo que haja pessoas virtuosas dentre nós?” Ele disse: “Sim, se o mal prevalecer”. Um homem dentre os muçulmanos perguntou: “Quando ocorrerá isso?” Ele disse: “Quando as cantoras e os instrumentos musicais se estendam amplamente e se consuma muito vinho.”

O Profeta disse: “Haverá gente desta Ummah que passará a noite comendo, bebendo e se divertindo com o haram e amanhecerão convertidos em porcos e macacos.”

Alguns sinais menores que ainda não passaram

1- A vegetação e os rios voltarão a povoar a península arábica. O Profeta disse: “A hora não virá até que a riqueza aumente e seja abundante, até que um homem ofereça zakat de sua riqueza mas não encontrara ninguém que aceite, e até que a terra dos árabes volte a ser povoada de jardins e rios.”

2- A lua crescente aumentará de tamanho. O Profeta disse:

“Entre os sinais da aproximação da Hora está que a lua quando estiver na fase crescente parecerá maior e quando apareça se dirá que já tinha 2 noites, as pessoas tomarão as mesquitas como vias públicas e a morte virá subitamente.”

3- Os animais e os objetos inanimados falarão com as pessoas. O profeta disse: “Por Aquele em cujas Mãos está minha alma, a Hora não virá até que os animais selvagens falem com as pessoas, a extremidade da vestimenta e o cordão dos seus sapatos falem, e sua coxa lhe informe acerca do que a família fez em seu lar durante sua ausência.”

4-  O rio Eufrates deixará descoberto uma montanha de Ouro. O Mensageiro de Allah disse: “Logo o Eufrates deixará descoberto um tesouro de ouro. Quem estiver presente que não pegue nada dele.” Em outro hadith, o Profeta disse que as pessoas lutarão por ele e morrerão 99 pessoas de cada 100.

5- A terra expulsará seus tesouros ocultos. O Profeta disse:

“A terra expulsará seus tesouros ocultos em forma de colunas de ouro e prata. O assassino virá e dirá: Por causa disso eu matei. O que rompeu com os laços familiares virá e dirá: Por causa disso eu rompi meus laços de parentesco. O ladrão vira e dirá : por causa disso minha mão foi cortada. Então deixarão o ouro e a prata e nunca pegarão nada dele.”

6- Um homem chamado Jahjah tomará o poder. O Profeta disse que ele governará as pessoas com uma vara. O nome Jahjah significa Aquele que grita, não há nenhuma referência clara do Profeta  se esse homem conduzirá as pessoas para o bem ou mal. O Profeta disse: “O dia e a noite não acabarão até que o poder seja tomado por um homem cujo nome é Al Jahjah.” (Sahih Abu Daud)

Por fim irmãos, Obedeçam a Allah e obedeçam ao Mensageiro de Allah, e temam o dia em que nenhuma alma poderá advogar pela outra. Lembrem-se que este mundo é um teste e logo logo acabará, e esse mundo não é o nosso objetivo, nosso objetivo é al Jannah, a vida eterna! Portanto, apliquem-se em fazer o bem e se afastar do mal, para que quando estivermos frente a Allah e nos for entregue o registro de nossas ações não digamos: “Ai de mim! Oxalá não me tivesse sido entregue meu registro. Nem jamais tivesse conhecido o meu cômputo; Oh! Oxalá a minha primeira (morte) tivesse sido a anulação; De nada me servem os meus bens; A minha autoridade se desvaneceu...!” (Sura Al Haqqa). Mas insha Allah digamos:

“Então, aquele a quem for entregue o seu registro, na destra, dirá: ‘Ei-lo aqui! Lede o meu registro; Sempre soube que prestaria contas!’ E ele gozará de uma vida prazenteira, Em um jardim sublime, Cujos frutos estarão ao seu alcance. (E será dito àqueles que lá entrarem): Comei e bebei com satisfação, pelo bem que propiciastes em dias pretéritos!” (Sura Al Haqqa).

Reflitam nisso queridos irmãos!

E que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre nosso amado Profeta Muhammad e com seus seguidores até o Dia do Juízo Final, e Louvado seja Allah Senhor do Universo!