A União Entre Pais e Filhos

A união entre pais e filhos é uma união familiar e consangüínea e os pais são os parentes mais próximos aos filhos, isso faz com que os filhos sejam os mais amáveis para o ser humano.

Os pais demonstram isso para os filhos, com o sacrifício, benevolência e o esforço para criá-los; e os filhos retribuem, com a obediência e a educação trazendo resultados positivos para os pais, com isso os filhos adquirem certas qualidades corretas, e quanto mais o pai ou a mãe forem disciplinadas na religião, mais influenciam os filhos! Principalmente na adoração a Allah Ta´ala e essas boas ações ajuda-os no mundo e na eternidade.

No mundo, os pais benevolentes e que praticam boas ações, tem credibilidade com Allah Ta´ala, e Ele protege os vossos filhos de muitas ocasiões perigosas e livrando-os das más ações. Allah Ta´ala revela isso no al-Qur´an dizendo: "E quanto ao muro, pertencia a dois jovens órfãos da cidade, debaixo do qual havia um tesouro seu. Seu pai era virtuoso e teu Senhor tencionou que alcançassem a puberdade, para que pudessem tirar o seu tesouro. Isso é do beneplácito de teu Senhor..." (18: 82) (Esse relato demonstra que o pai dessas crianças era de boa conduta e assim Allah Ta´ala protegeu o tesouro das crianças pela conduta dele).

Ahmad Ibn Hambal (R) disse que Allah Ta´ala protege o homem bom no mundo e na eternidade, e também os pais, se beneficiam com as boas ações dos filhos, no mundo, e na eternidade. No mundo os benefícios são: Confraternidade, Respeito, Auxílio e Amor.

Na eternidade Abou Ruraira (R) explica num dos ditos do Profeta Muhammad; O ser humano se eleva em graus no Paraíso e pergunta porque esta recompensa, percebe que os seus filhos no mundo rogam a Allah Ta´ala para que lhe dê Clemência e Perdão.

veio um homem ter com o Profeta e perguntou: Como criar o meu filho? o Profeta respondeu-lhe: Brinque com ele os primeiros 7 anos, ensine ele os outros 7 anos, e seja amigo dele os outros 7 anos.

Com isso o Profeta nos mostra de como educar os nossos filhos, brincar com eles nos primeiros 7 anos, para terem mais amor e confiança, ensiná-los os outros 7 anos para se entenderem e se adaptarem nas mesmas condições da família, e ser amigo nos outros 7 anos assim ele se desenvolve sabendo que tem alguém que se importa com ele (os pais).

E nessa idade que a adolescência onde os pais tem por finalidade observar os filhos, e suas amizades para que não sejam influenciados pelos amigos que podem levá-los a uma ma conduta. E preservar o quanto mais para criarem uma personalidade de boa índole para se ambientarem na sociedade sem problemas.

Sabemos que vivemos num ambiente não apropriado com a educação Islâmica, por isso devemos cada vez mais nos preocupar com os nossos filhos e não perder tempo em vão, pois esse tempo e valioso e pode prejudicar certas famílias se for desperdiçado de uma forma vulgar.

O Profeta Muhammad, disse:

"O homem é pastor da família, por tanto ele é responsável pelo seu rebanho, e a mulher e pastor na família e é responsável pelo seu rebanho."

E o Profeta disse ainda:

Ensinem seus filhos 3 qualidades:

  1. Gostar do Profeta Muhammad

  2. Da família do Profeta Muhammad

  3. Da leitura do al-Qur´an.

 

Que a Paz e a Clemência de Allah esteja com o Profeta Muhammad, com seus familiares e companheiros, conosco e convosco!